quarta-feira, 29 de julho de 2015

DIÁRIO DE UM SILICONE: Duas semanas de cirurgia - Healme Cirurgia Plástica + Respondendo 10 dúvidas frequentes



Olá, como vocês estão?!
Hoje completo 2 semanas de pós operatório. Para quem não estava acompanhando, eu fiz a cirurgia de implante de prótese de silicone com o Dr. Heal Brein na clínica Healme Cirurgia Plástica, para saberem todos os detalhes confiram nos links abaixo que contei tudo para vocês:


Hoje após 14 dias posso dizer que não sinto dor alguma. 
Já consigo comer sozinha, tomar banho sozinha, abrir e fechar a porta do carro sozinha (mas evito!), não sinto dores andando de carro, porém continuo sem levantar o braço (como recomendação do médico e só voltarei a levantar com 30 dias) e lavando o cabelo no cabeleireiro. 
Hoje vou fazer curativo com a enfermeira e semana que vem vou tirar os outros pontos.

Como percebi que muita gente tem algumas dúvidas frequentes sobre a cirurgia, selecionei 10 perguntas e vou responder abaixo: 

  • COMO É ESCOLHIDO O TAMANHO DAS PRÓTESES? Algumas medidas tomadas de suas mamas, além das proporções de altura, ombros, tórax e quadris, são fatores que guiam na escolha do tamanho mais indicado das próteses de silicone. Evidentemente deve levar em consideração, ainda, a capacidade elástica da pele dos seus seios, adequando o tamanho das próteses à esses parâmetros e buscando um senso de harmonia estética. As próteses não apresentam a mesma numeração dos soutiens (42, 44, P,M,G…). O que é levado em consideração são as medidas da largura e da projeção desejada para o seu caso. A partir destes dados é escolhida a prótese mais adequada.

  • EU POSSO ESCOLHER MINHA PRÓTESE DE ACORDO COM A QUE UMA AMIGA COLOCOU E QUE EU ACHEI BONITA? Não. Porque os seios de sua amiga podem ser completamente diferentes dos seus e deve-se levar em consideração seu tipo físico, sua altura e peso, como já citei. Também é importante sabermos que marca e tipo de prótese (perfil alto? super-alto? redonda? anatômica?) sua amiga colocou. As dimensões de largura e projeção das próteses variam com esses dados, por isso as próteses que sua amiga colocou podem não servir de parâmetro para seu caso.


  • O SILICONE NÃO CAUSA PROBLEMAS? O silicone utilizado em próteses para aumento dos seios é diferente do silicone industrial, não médico, muitas vezes utilizado por pessoas sem o devido conhecimento e cuidados. Este sim pode causar sérios danos ao organismo. O silicone médico, ao contrário, após longos estudos e aplicação clínica, mostrou-se seguro e sem problemas de utilização desde que todos os critérios e cuidados na sua colocação e no seguimento por parte das pacientes sejam seguidos. Não existe nenhum dado cientificamente comprovado de que o silicone possa causar algum mal à saúde.

  • PODE OCORRER REJEIÇÃO AO SILICONE? Muito raro isso acontecer. Como já afirmei, o silicone utilizado nas próteses mamarias é para uso médico e compatível com os tecidos humanos. Não há rejeição. Podem, sim, ocorrer problemas de cicatrização – como em qualquer cirurgia – devidamente tratados quando acontecem.

  • QUEM TEM PRÓTESE DE SILICONE TEM MAIS CHANCE DE DESENVOLVER CÂNCER DE MAMA DE QUEM NÃO TEM? Não. A presença de prótese mamaria de silicone não interfere em nada com a evolução ou presença de câncer na mama. Existem estudos, inclusive, que demonstram que a incidência de câncer de mama em mulheres com prótese de mama é menor do que a da população de mulheres sem prótese.

  • EU PODEREI FAZER OS EXAMES PREVENTIVOS APÓS A CIRURGIA? Os exames da mama por parte do(a) seu(sua) ginecologista, ou o autoexame por você, continuarão a ser realizados normalmente. A mamografia pode ser realizada em pacientes que tenham implantes de silicone tanto abaixo da glândula como abaixo do músculo, sem prejuízo para a prótese e nem para a visualização de lesões mamográficas.. A presença da prótese não impede que um médico treinado no exame da mama e mesmo o radiologista façam um exame adequado para pesquisar qualquer lesão.

  • A SENSIBILIDADE DA MAMA E DO MAMILO FICA NORMAL APÓS A CIRURGIA? Logo após a cirurgia você sentirá uma certa dormência e mesmo áreas de insensibilidade na mama, sintomas normais e que persistem por tempo variável. Se deve ao inchaço da cirurgia. Com o passar do tempo, a sensibilidade voltará ao normal. Da mesma forma, o mamilo poderá apresentar reações de aumento ou diminuição da sensibilidade que voltarão ao normal algumas semanas ou meses após a cirurgia. Também a ereção do mamilo é preservada e não há perda da sensibilidade erógena.


  • SE EU TIVER FILHOS, PODEREI AMAMENTAR? Sim. A lactação e toda a fisiologia da glândula mamária não são alteradas. Logo, você poderá amamentar normalmente, se tiver os estímulos hormonais da lactação normais.

  • OS IMPLANTES DE SILICONE TÊM PRAZO DE VALIDADE? Não existe nenhum dado científico relacionado a quanto uma prótese dura, se 10, 15, 20 ou mais anos e com as próteses atuais, mais resistentes e seguras dificilmente será necessário trocá-las. A indicação de troca ocorre quando alguma alteração como enrugamentos, dobras ou rupturas é diagnosticada nos exames de imagem.

  • QUAIS EXAMES FAÇO PARA AVALIAR A INTEGRIDADE DO IMPLANTE? A ecografia mamária de rotina demonstra com boa sensibilidade a existência de rupturas na prótese. Em caso de dúvida, a Ressonãncia Magnética é o exame diagnóstico mais conclusivo.

Como semana que vem vou retirar todos os pontos, vou postar aqui no blog falando para vocês da cicatriz e os cuidados para ameniza-la. Enquanto isso continuem enviando as suas perguntas que aos poucos irei respondendo!!! Espero que as repostas de hoje tenham tirado algumas dúvidas de vocês.


Para maiores detalhes e consultas, a clínica do Dr. Heal Brein fica localizada na Rua Rodrigues da Cunha, 296, no Bairro Martins! Telefone: (34)3216-5008
E-mail: clinicahealmeplastica@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/healmeplastica
Instagram: @healmecirurgiaplastica 


2 comentários:

  1. Beatriz23/9/15

    A pergunta que já vi muito aqui e não foi respondida neste post, é sobre o valor da cirurgia!
    Qual foi o valor? Houve parceria entre o blog e a clinica?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/1/16

    Oi Carol, estou no segundo dia de cirurgia, também fiz com Dr Heal, ele foi ótimo comigo, talvez eu precisaria fazer retirada de pele ( pois perdi alguns kg) mas ele foi muito profissional e atendeu meu pedido, em uma conversa na minha última consulta fiz ele prometer que só tiraria a pele de fosse necessário. E foi assim que ele fez, durante a cirurgia ele viu que não precisaria retirar a pele. Estou sentindo poucas dores no seios e nas costas! Espero que esse incomodo passe logo!

    ResponderExcluir

Que bom saber que você está por aqui e vai comentar em meu post! É gratificante ler um comentário seu, além de motivante, é ótimo saber que gostou da postagem. Mas, vamos ficar atentos a política de moderação de comentários: Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Volte Sempre. Beijos, Carol Chicorsqui!

>