sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

#ViajandoComCarolChicorsqui - Dica de passeio: Vale dos Vinhedos

Oi meus amores, como vocês estão?!

No início de novembro quando estive na Serra Gaúcha eu fiz a Rota Vale dos Vinhedos com a agência Gramado Real Turismo e foi inesquecível e eu não poderia deixar de compartilhar com vocês por aqui a minha experiência! 

Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.  

Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.  Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutiques e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais. 

Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos.   As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano. Assim como podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados. Complementando a oferta turística, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador.

De outra vez eu já havia feito o passeio Maria Fumaça, mas confesso que esse eu gostei ainda mais. A agência Gramado Real Turismo realiza passeios particulares e com roteiro personalizado e como estávamos eu e minha mãe saiu tudo como desejávamos, visitamos as vinícolas de nossa preferência na região e a equipe da agência nos deu todo apoio e dicas do local. 

O Matheus, que foi quem nos conduziu no passeio, nos buscou às 8 horas da manhã no hotel e retornamos por volta das 17h e foi um período suficiente para fazermos tudo que tínhamos programado. 

Começamos com degustação de vinhos e espumantes na Casa Valduga, que foi incrível. 

Para falar da Casa Valduga, é preciso vislumbrar seus principais valores: trabalho familiar e inovação constante. A criatividade faz parte dos genes Valduga, assim como a determinação e a força de vontade em fazer os sonhos se tornarem realidade. Desde o primeiro Valduga, que saiu da Itália e chegou a América, até a 3ª geração, que hoje administra a Casa Valduga, estes valores se mantém presentes e podem ser apreciados por quem mergulhar neste mundo encantador e cheio de histórias para contar.


A uva é o coração da Casa Valduga. A vinícola investe fortemente em tecnologia, pesquisa e monitoramento dos parreirais para garantir frutos com alto padrão de qualidade As uvas provêm dos melhores terroirs do Rio Grande do Sul. Porém, frutos perfeitos e sadios não são o suficiente, o respeito e a atenção com a terra e com a própria natureza são fundamentais para os melhores rótulos. 

Por isso, a Casa Valduga utiliza unicamente materiais agroquímicos que estão devidamente regulamentados dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, priorizando os fornecedores que trabalham com o mesmo respeito e seriedade.



Os tintos de guarda, amadurecem em barris de carvalho franceses e no final do período passam para as caves subterrâneas, construídas para a maturação perfeita de ícones como o Storia Merlot e Villa Lobos Cabernet Sauvignon.



Uma das pioneiras na utilização do método champenoise no Brasil, a vinícola é uma das responsáveis pelo reconhecimento internacional da qualidade dos espumantes brasileiros, figurando a lista das mais renomadas vinícolas brasileiras. Após mais de um século cultivando os terroirs do Vale dos Vinhedos, ampliou suas fronteiras para extrair a expressão máxima dos terroirs da Campanha Gaúcha e Encruzilhada do Sul.

Olhem só que lindo...


Depois almoçamos em uma cantina italiana e ainda passamos para conhecer outras vinícolas..

Vinícola Miolo



Vinícola Cave de Pedra

Vinícola Alma Única



Eu fiquei encantada com as belas paisagens, com os lugares apaixonante!!! O que eu mais gostei no passeio foi a autonomia que tínhamos para ficar o tempo que queríamos em cada parada, o que diferente dos passeios quando fazemos em grupo, não é possível. 

Também nos sentimos segura durante todo o caminho, o Matheus, como conhece todo o trajeto muito bem, dirigiu com muita atenção e cautela, sem falar que o carro era super confortável. 

Nós também pegamos um clima super agradável... nem muito frio e nem muito quente, estava perfeito. Super recomendo os passeios com a agência Gramado Real Turismo, esse em especial do Vale dos Vinhedos é uma ótima opção para famílias e principalmente casais!!! 

Ansiosa para voltar e realizar outros passeios com eles!!!


Um comentário:

Que bom saber que você está por aqui e vai comentar em meu post! É gratificante ler um comentário seu, além de motivante, é ótimo saber que gostou da postagem. Mas, vamos ficar atentos a política de moderação de comentários: Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Volte Sempre. Beijos, Carol Chicorsqui!

>